Gânglios linfáticos ( ) - definizione. Che cos'è Gânglios linfáticos ( )
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Gânglios linfáticos ( ) - definizione

ÓRGÃO DO SISTEMA LINFÁTICO
Linfonódo; Linfonodos; Nódulo linfático; Folículo linfático; Nódulos linfáticos; Gânglio linfático; Glânglio linfático; Gânglios linfáticos

Gânglio         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO
Gânglios
m.
Pequeno corpo cinzento e arredondado, que se encontra no trajecto dos nervos.
Pequeno corpo, formado pelo entrelaçamento dos vasos limpháticos.
Pequeno tumor duro, que apparece na passagem dos tendões.
Qualquer órgão, de apparência nodosa.
(Gr. ganglion)
gânglio         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO
Gânglios
sm (gr gágglion) Anat
1 Massa de substância nervosa que contém células e fibras e se encontra no trajeto de um nervo ou vaso linfático.
2 Qualquer órgão de aparência nodosa
G. linfático: cada uma das massas arredondadas de tecido linfóide, circundadas por uma cápsula de tecido conectivo, que ocorrem em várias partes do corpo no curso dos vasos linfáticos. Consistem em um retículo de fibras de tecido conectivo nas malhas do qual estão contidas numerosas pequenas células, cada uma com um núcleo grande, redondo; quando arrastadas pelo fluxo de linfa através do gânglio, essas células se tornam linfócitos. Var: ganglião.
Gânglio nervoso         
Gânglios nervosos
Gânglio nervoso é o aglomerado de corpos celulares de neurónios encontrado fora do sistema nervoso central, e apresenta-se geralmente como uma dilatação. (dentro do sistema nervoso central, estes aglomerados são conhecidos como núcleos).

Wikipedia

Linfonodo

Os linfonodos ou também gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.

A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos e macrófagos existentes nos linfonodos.

Quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Com isso, os linfonodos incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de linfonodos inchados.

O sangue circula no organismo e vai até as células (que precisam do oxigênio) através de artérias. As artérias vão diminuindo de calibre à medida que chegam à periferia do organismo vivo, até se transformarem em capilares sanguíneos, favorecendo um contato muito íntimo com as células. Neste contato as hemácias liberam o oxigênio e recebem o gás carbônico (CO2). O sangue retorna ao coração pelas veias, passando novamente no pulmão, onde jogam fora o CO2 e capturam novo oxigênio (O2). Nos capilares e arteríolas podem vazar algumas proteínas além do oxigênio. Além disso, nos intestinos há a absorção de várias substâncias, entre elas as gorduras, que não conseguem entrar diretamente nas veias ou artérias. Para serem absorvidas, precisam entrar no sistema linfático.

O linfonodo tem a função de formar uma barreira entre os vírus e as células neoplásicas que venham dos ductos linfáticos.